A rotina de uma mulher que cuida da casa e ainda se divide entre a vida profissional, faz com que muitas gestantes só percebam a gravidez quando ocorre o atraso menstrual. Mas há mulheres que são tão ligadas a cada mudança em seu corpo que se dizem capaz de perceber que estão gravidas logo no início.
Para auxiliar as futuras mamães e tentantes, listamos os 10 sintomas comuns de gravidez:
Sensibilidade e aumento dos seios
Nas primeiras semanas de gravidez é comum as mulheres perceberem um aumento nas mamas, com os mamilos mais inchados e sensíveis e a aréola mais escura decorrente do aumento de fluxo sanguíneo na região.
Corrimento rosado
Esse tipo de corrimento cor-de-rosa é característico de gravidez, geralmente ocorre quando o ovulo é fecundado. Pode aparecer ainda no mesmo dia em que o acontece a fecundação do ovulo, ou em até 12 dias após, sendo bastante confundido com início de menstruação.
Inchaço abdominal e cólica
Após a fecundação do óvulo, há uma intensa mudança no corpo da mulher principalmente na região pélvica. O aumento do fluxo sanguíneo pode causar desconforto com contrações parecidas com cólica menstrual. Além disso, o crescimento do útero causa inchaço na região do abdômen que muitas vezes passa desapercebido no inicio da gravidez. Por volta da sétima semana de gestação, essa região abaixo do umbigo, além de inchada, torna-se mais dura.
Enjoos
Um dos sintomas mais comuns entre as grávidas são os enjoos e náuseas que muitas vezes acontecem relacionados a cheiros fortes. Normalmente, eles ocorrem pela manhã e são mais intensos quando o estomago está vazio, mas isso não é regra.
Alteração intestinal
Nesta nova fase da vida de uma gestante é comum que aconteça o aumento de gases. Com o nível elevado de progesterona no organismo de uma mulher grávida, os tecidos do corpo ficam mais relaxados para facilitar a expansão do útero. Porém, por outro lado, isso faz com que o intestino reduza sua capacidade de contração, ocasionando a prisão de ventre.
Mudança de apetite
Além dos famosos desejos de “grávida” por comidas diferentes, há aquelas que perdem o apetite, decorrente da grande mudança e alteração de hormônios durante toda a gravidez. Pode acontecer da falta de apetite à compulsão alimentar e a possibilidade de desejos.
Sonolência e cansaço
O sono excessivo é marca registrada de uma grávida. O aumento da progesterona no organismo da mulher grávida, faz com que ela se sinta exausta no seu dia a dia e com aquele sono incontrolável.
Atraso menstrual
Considerado o sintoma mais garantido de uma gravidez. Uma mulher que tenha ciclos menstruais regulares, quando tem atraso na menstruação, muito provavelmente está grávida.
Alterações de humor
Semelhante ao período de TPM, uma gestante demonstra-se mais sensível e emotiva logo nas primeiras semanas de gestação.
Vontade de fazer xixi
Acontece por causa dos hormônios da gestação e está relacionada com o relaxamento da musculatura lisa dos órgãos e da válvula que regula a eliminação de urina. Uma boa indicação é começar a precisar levantar para fazer xixi à noite, se antes isso nunca tinha acontecido.
Reconheceu algum sintoma? Ou muitos deles? Lembre-se de consultar seu médico e fazer o exame de sangue para confirmar sua suspeita de gravidez o quanto antes desconfiar.
2 comentários
Mal consigo comer cansaco e so no e Doré’s abdominais
A fase mais linda e emocionante de todas.