A gestação provoca mudanças gerais na vida das futuras mamães. A alteração na rotina do sono atinge muitas gravidas e isso é normal. Muitas gestantes têm mal-estar durante o primeiro trimestre e com isso, acabam perdendo aquelas noites de sono tranquilas. Já no final da gestação, o seu lindo barrigão pode causar um pouco de desconforto e interferir nas suas horas de sono.
Mas isso não é nada perto da tamanha felicidade que é estar gerando uma vida, certo? E é possível organizar sua rotina de sono e manter sua gestação saudável. Listamos algumas dicas de ginecologistas que podem te ajudar:
1. Alimentação correta
Prefira alimentos leves antes de dormir e faça a ingestão, de preferência, até às 20 horas. Isso vai ajudar manter seu coração trabalhando em ritmo normal e diminuir as chances de um mal-estar, por exemplo. Não esqueça de beber bastante água ao longo do dia para manter sua hidratação.
2. O que vestir
Use roupas largas e confortáveis. Uma boa dica é dormir sem calcinha, pois as grávidas têm excesso de secreção vaginal e a medida evita infecções.
3. Apague as luzes
Controle a luminosidade do ambiente e ao se deitar, apague as luzes. As luzes têm influência na qualidade do sono porque sua incidência durante a noite diminui os níveis de melatonina, que é o hormônio do sono.
4. Travesseiros fazem milagres
Os travesseiros são ótimos aliados para uma boa noite de sono até mesmo para quem não é gestante. Mantenha vários por perto e arrume-os até encontrar uma posição confortável para dormir. Ah, durma de lado, de preferência o esquerdo, assim você não comprime a veia cava e não prejudica a circulação.
5. Durma agora
Procure dormir oito horas por noite. Lembre-se, quando o bebê nascer, vai ser mais difícil conseguir descansar.
Importante!
Se sua indisposição for muito forte e constante, não esqueça de informar ao seu médico na próxima consulta durante o seu pré-natal. Ele vai te ajudar a encontrar a causa e soluções para você melhorar a qualidade do seu sono de forma segura.