Queridos, papais! Parece que, quanto mais próximo o dia do nascimento do baby, mais coisas passam a acontecer na gestação, não é mesmo? Maior a ansiedade, maior o número de situações novas com as quais lidar. Na 31ª semana, não é diferente. Seu bebê pesa cerca de um quilo e meio e tem o tamanho de um coco normal, mais ou menos, ou o de um pé de alface médio. A longitude da criança nesse estágio pode chegar a 44 centímetros.
Até poucas semanas antes, havia muito mais espaço no interior do útero para que o bebê se movimentasse conforme pudesse. Agora, como ele cresce cada vez mais, esse espaço se torna cada vez mais exíguo, menor. Com isso, para prevenir problemas e evitar sustos um exercício indicado para a mamãe é começar a reparar, todas as manhãs, quanto tempo ela demora para sentir indícios de movimentação da criança dentro dela. Caso passe de uma hora sem qualquer sinal, o ideal é tomar uma refeição leve e deitar-se para descansar um pouco. Caso ainda passe algum tempo e a gestante não sinta nada, deve procurar o quanto antes seu obstetra para relatar a situação.
Outra coisa que você não deve estranhar, por mais pânico que possa causar em algumas pessoas, é o início de dificuldades para respirar a partir dessa fase. Conforme o bebê cresce e ganha peso – e por volta de um quilo será acrescentado ao peso dele nos dias que se seguirão –, comprime mais os pulmões e o diafragma da mãe. É essa compressão que provoca os problemas para respirar e uma frequente falta de fôlego, por menor que seja o esforço feito em alguma atividade cotidiana, à qual a gestante esteja plenamente acostumada.
Mulheres cujos bebês estão na posição alta dentro do útero têm bem mais dificuldades nesse sentido do que aquelas cujos bebês estão em posição mais baixa. Mais para o final da gravidez, a mãe tem um pequeno alívio, uma vez que é nessa fase, já se preparando para nascer, que a criança desce para a pélvis e com isso libera o diafragma e os pulmões da gestante da pressão intensificada da trigésima semana da gestação em diante.
Os braços e pernas da criança a esta altura já estão mais proporcionais ao resto do corpo. Uma ultrassonografia feita pela 31ª semana de gestação provavelmente dará à mamãe e ao papai a chance de ver o bebê dormindo. Nesta fase os bebês dormem bastante, inclusive. Alguns incidentes já ocorridos nas semanas anteriores, como inchaço nas pernas ao caminhar, por exemplo, podem ganhar um pequeno “reforço”. Além disso, as auréolas dos seios da grávida aumentam um pouco mais a partir desta fase, bem como as próprias mamas, e é normal surgirem alguns caroços na região. Não se preocupe: tudo não passa de reflexos da preparação do seu corpo para a fase de amamentação que se aproxima, com o organismo dando indícios de que o leite materno está sendo produzido a todo vapor.
Depois de dias bastante cheios, com mais e mais novidades sempre e os efeitos da evolução da gestação, a esperada hora de dormir pode apresentar mais algum probleminha… Torna-se cada vez mais complicado encontrar uma boa posição para o sono, em virtude das dificuldades para respirar, que aumentam nessa fase. Uma dica é deitar-se para o lado esquerdo, com um travesseiro (ou uma almofada) posicionado entre as pernas. Caso a posição para dormir não seja um problema, a ansiedade com a proximidade do nascimento do bebê pode ser.
Nesse caso, tome um chá de passiflora ou camomila antes de se deitar, para se acalmar um pouco e conseguir ter uma noite de sono tranquila.
Novidade! O iBabysite está com o plano Basic gratuito para você criar a sua lista de presentes online para o chá de bebê. É rápido, fácil e seguro. Os seus convidados vão adorar te presentear sem sair de casa. Acesse o banner abaixo para criar o seu site e ganhar muitos presentes para o seu bebê.