Olá, queridos papais! Como estão vocês, cada vez mais perto do grande dia? Emoções à flor da pele e muitos sustos, na suspeita de que a hora do parto pode vir antes do esperado, provavelmente. O bebê está mais ou menos do tamanho de um melão dos grandes, com cerca de 2,5 kg. A longitude gira entre 42 e 47 centímetros.
Como já está bem próximo do dia do nascimento, o bebê a essa altura já tem unhas, ainda que curtas. Por isso, não estranhe caso ele nasça com alguns leves arranhões, no rosto, por exemplo. Ele mesmo se marcou com as pequenas unhas no espaço diminuto que ocupa na barriga.
Nos meses finais da gestação, a capacidade de absorção de nutrientes como ferro pela criança se potencializa, a partir do que eles obtêm através da mãe. Então, fique atenta e intensifique o consumo de alimentos ricos em ferro e nutrientes variados nesse final do período gestacional. Isso fará com que seu filhote nasça ainda mais forte e saudável.
A intensa movimentação do bebê na 35ª semana de gestação
Não estranhe caso verifique nos exames que seu bebê está de cabeça para baixo dentro de você. Trata-se da natureza conspirando em sua sabedoria para que tudo saia da melhor maneira possível na hora do parto. Essa é a posição mais favorável para mamãe e bebê no momento do nascimento. E da 35ª até a última semana, por mais exíguo que vá ficando o espaço intrauterino, o bebê gira várias vezes. Movimentos bruscos da criança podem ser sentidos na pele da barriga, especialmente quando ao girar dentro dela o bebê se apoiar com os cotovelos ou joelhos.
Água pura, água de coco e sucos naturais são os líquidos ideais para a gestante se manter hidratada. Devem ser evitados líquidos industrializados, cheios de corantes e conservantes. Além do mal em potencial que provocam quando consumidos em excesso, eles aumentam a necessidade de ir ao banheiro fazer xixi. Com efeito, com a proximidade do parto isso vai se tornando um pouco incômodo.
Já vá pensando na licença-maternidade!
Principalmente as mulheres gestantes que trabalham fora devem providenciar a essa altura sua saída em licença-maternidade. Com efeito, seus movimentos vão perdendo agilidade e a hora do parto se aproxima. Inclusive, para algumas mamães o nascimento do bebê pode ser antecipado. A saber, pela 35ª semana não são os poucos os casos de crianças que nascem. Se ainda conseguir esperar e chegar à 39ª ou à 40ª semanas, tente manter uma rotina de descanso após o almoço, com repouso e as pernas colocadas para cima. Isso estimula a circulação sanguínea e previne inchaço e incômodo no caminhar. No entanto, atenção a um detalhe: caso além das pernas suas mãos e face começarem a inchar também, este pode ser um indício de que o processo de pré-eclâmpsia já se configura. Ou seja, uma indesejada restrição do fluxo sanguíneo para a placenta, situação perigosa.
A importância dos estímulos vocais
O desenvolvimento do bebê é bastante avançado, às portas do nascimento. Por isso, não poupe estímulos vocais, como conversar com ele e cantar para ele. Depois que ele vier ao mundo, aquela musiquinha de ninar que já lhe seja familiar ajudará e muito nos momentos em que precisar acalmá-lo, tranquilizá-lo. O elo dos papais com os bebês não se inicia só quando podemos ver seus rostinhos e ouvir seu choro.
Esta é a primeira de um conjunto de três semanas ao longo das quais seu médico pode solicitar que você faça um exame para detectar a presença da bactéria estreptococo do grupo B (GBS). A detecção é importante para evitar uma infecção que acomete o bebê no parto, embora na mãe a bactéria nada cause. O médico colhe material do reto da gestante, ou de sua vagina. Caso a presença da bactéria se verifique, será aplicada uma injeção intravenosa durante o trabalho de parto. Isso a fim de neutralizar a ação do GBS.
Novidade! O iBabysite está com o plano Basic gratuito para você criar a sua lista de presentes online para o chá de bebê. É rápido, fácil e seguro. Os seus convidados vão adorar te presentear sem sair de casa. Acesse o banner abaixo para criar o seu site e ganhar muitos presentes para o seu bebê.