Como vão, queridos papais? Trinta e seis semanas… Mas calma, falta pouco para que o bebê chegue e alegre a vida de todos! O bebê já deve estar a essa altura do tamanho de um pé de alface comum, e seu peso gira entre dois quilos e meio e 2,7 kg. A longitude já atinge 48,3 centímetros.
Alguns sintomas da 36ª semana de gestação
Na 36ª semana de gestação, falta um mês, ou pouca coisa mais, para que enfim seu bebê esteja nos seus braços. Não estranhe se os médicos que estão acompanhando a gestante indiquem consultas semanais a partir de agora. Isso se a frequência já não for essa. Exames de urina para verificação da eventual presença de proteínas são fundamentais. Eles indicam a pré-eclâmpsia, circunstância que pode ser prejudicial à gestante e ao bebê.
O surgimento de edemas e a necessidade de hidratação adequada
Provavelmente a mamãe engordou de 11 a 13 quilos até aqui na gestação. No entanto, não se preocupe: o aumento de peso é quase nenhum no período que falta para o bebê nascer. Alguma atenção mais intensa deve ser dedicada aos edemas (inchaços) que, se não incomodaram até esse momento, podem incomodar no último mês de gravidez em virtude de ocorrerem com mais facilidade. Os edemas são provocados pela retenção de líquido, que pode se dar em diversas partes do corpo da mulher.
Mas atenção: caso os edemas se intensifiquem, não diminua o volume de líquidos ingeridos na esperança de com isso diminuir também os edemas e seu surgimento. É fundamental que pelo menos dois litros de água sejam consumidos por dia, para uma boa filtragem do sangue pelos rins. Além disso, um nível adequado de líquido faz com que o volume de sangue se mantenha alto e os intestinos funcionem melhor.
Não descuide da alimentação na 36ª semana de gestação
E nem nas seguintes. Dores, sensação de mal-estar, inchaço, sono intranquilo… Com efeito, tudo isso pode impactar no seu apetite. Mas não descuide da sua alimentação, mamãe. Coma pequenas porções, garanta o consumo de alimentos que contenham cálcio (para ajudar no aleitamento e no fortalecimento dos seus ossos e dos ossos do nenê) e evite excessos. Sempre que possível, tome água de coco também.
Quando as crianças nascem, os ossos do crânio ainda não estão unidos de forma permanente. Isso se deve à necessidade da passagem da cabeça do bebê pelo colo do útero e pela pélvis da mamãe, sem que nenhum dos dois se machuque e a passagem ocorra da forma mais rápida e segura possível. Ademais, nos primeiros meses de vida do pequeno, os ossos do crânio “grudam”.
O encanto da voz da mãe para o bebê
Na 36ª semana de gestação, o bebê tem bastante aguçado e desenvolvido o sentido da audição. Além disso, ele não apenas reconhece a voz da mãe perfeitamente, como também a prefere em detrimento de outras vozes. Também sabe-se hoje, em virtude de terem sido pesquisas nesse sentido, que uma música à qual o bebê seja exposto repetidas vezes, ainda na barriga da mãe, torna-se de sua especial predileção e ajuda nos momentos em que ele precisa ser tranquilizado, ao chorar e sentir dor, por exemplo. Seja uma gravação em CD ou a própria mamãe cantando a mesma música à mesma hora todos os dias, um hábito saudável se inicia. Além de aproximar num ponto a mais a mãe e a criança.
Atenção para os sinais: pode ser que seu pequeno queira nascer antes da hora
Ainda falta cerca de um mês para que a gestação se complete. Todavia, algumas crianças são mais “apressadinhas” e a gestante pode sim conhecer seu filhinho antes do que imaginava. Preste bastante atenção às contrações de Braxton-Hicks, que servem como simulações para a real hora do início do trabalho de parto, e não se desespere. Beba líquidos ou mude a posição em que esteja sentada ou deitada, que as contrações, se forem “de ensaio”, pararão. Qualquer anormalidade deve ser reportada ao médico, para que no caso de parto prematuro todas as medidas necessárias sejam tomadas.
Convite virtual, lista de presentes, mapa do local do evento, confirmação de presença, álbum de fotos e vídeo etc. Tudo para tornar a experiência da organização do seu Chá de Bebê prática e fácil. Confira em: www.ibabysite.com