Chegou a reta final, mamãe! Agora, todo cuidado é pouco para que o seu bebê nasça no tempo certo. O momento também é ideal para fazer o seu chá de bebê!
Ansiosa para saber como está o desenvolvimento do seu pequeno no último trimestre de gestação? Vem com a gente!
Sétimo mês
A partir do 7º mês, o bebê já é capaz de reagir a estímulos sonoros, como músicas e conversas. Dentro do útero da mamãe, ele já boceja, abre os olhos, e passa a se movimentar muito mais. Os órgãos internos e seu cérebro continuam em desenvolvimento e se expandindo. Os papais deverão começar a comprar os itens necessários para o bebê, como as roupinhas e o berço, e preparar a mala para levar para a maternidade. Pois é a partir desse período que o pequeno procura a melhor posição para o nascimento e já mede aproximadamente entre 35 a 45 cm.
Oitavo mês
Nesse período o bebê já se encaixa na pelve da mãe e a barriga começa a baixar, indicando que o momento de vir ao mundo está próximo. Para ajudar a manter a temperatura do bebê depois do nascimento, uma camada de gordura se forma sob a pele. Os pulmões estão quase prontos e os ossos ficam mais resistentes. Ainda no 8º mês, ele consegue sonhar e demonstra expressões faciais distintas. Não é incrível? E também, já aprendeu o movimento de sucção para assim que sair do útero conseguir mamar e já mede aproximadamente entre 40 e 45 cm.
Nono mês
O último mês chegou, o grande momento está próximo! Todos os órgãos do seu bebê estão completamente formados e ele já consegue controlar a respiração. Nessa fase o bebê passa a ganhar em média 250 g por semana. O bebê mede entre 45 cm e 50 cm. Em torno da 40ª semana, ele está preparado para nascer, mas ele tem até as 41 semanas e 3 dias para vir ao mundo. Se as contrações não iniciarem espontaneamente até este período, o médico provavelmente terá que fazer a indução do parto, com ocitocina sintética no hospital. Por isto, é importante que a mamãe esteja sempre acompanhada e deixe a mala da maternidade pronta. Boa hora, mamãe!