Queridos papais,
Ter um novo integrante na família é sempre uma alegria sem fim, né? E começar a pensar nas roupinhas, na decoração do quarto e os brinquedinhos torna tudo mais gostoso. Mas uma coisa que pode passar batida pela maioria das pessoas é tudo que tem a ver às fraldas! Tamanho, alergias e as polêmicas fraldas de pano ainda podem gerar dúvidas e muitas discussões. Pensando nisso, fizemos um guia para você não se perder na hora de escolher a melhor fralda para o seu bebê.
Como escolher o tamanho correto da fralda?
O famoso Chá de Fralda são ótimos eventos para já fazer o estoque do item que os futuros papais mais usarão até, aproximadamente, os 2 anos de idade do bebê. Se você está na fase de planejar seu Chá de Fralda, aqui no iBabysite você terá um site/aplicativo completo para fazer sua lista, convidar seus familiares e amigos de um jeito simples, fácil e prático, e eles ainda poderão confirmar a presença na festa.
Agora, se sua dúvida é qual tamanho pedir, lembre-se sempre que os bebês têm formas e tamanhos diferentes. E, assim como com roupas, as fraldas têm caimento diferente em cada bebê. Pesquise sobre as marcas, comparações de tamanhos e reviews de quem já utiliza. Aqui abaixo, fizemos uma calculadora de fraldas que compara tamanho do bebê x peso para ficar mais fácil de visualizar a necessidade de cada fase. Claro que isso não é uma regra, só uma estimativa para vocês terem uma ideia:
Alergia a fralda? Como identificar?
O uso das fraldas descartáveis pode causar dermatite ou alergia na pele do bebê. Existe uma diferença entre essas duas reações na pele. Pelo uso rotineiro, é comum o bumbum dos bebês sofrer com dermatites de fralda, as famosas assaduras. Além disso, o bebê também pode desenvolver a dermatite atópica, que é realmente alergia a fralda.
Por usarem todos os dias e por muitas horas, é normal que a pele sensível sofra com esses incômodos. É importante sempre reportar esses problemas ao pediatra, para que ele avalie e recomende uma solução mais adequada para cada tipo de situação.
Quais os sinais de dermatite ou alergia de fralda?
É fácil perceber os sinais nos dois casos, pois ficam bem visíveis nas nádegas, áreas genitais, virilhas e abaixo do umbigo, locais cobertos pela fralda. Devido à região ficar abafada e úmida, essas condições fazem a pele do bebê ficar irritada e coçando, principalmente quando em contato com fezes e urina. Por conta disso, pode haver vermelhidão e descamação, e a avaliação de um profissional para orientar no tratamento é extremamente necessário caso isso se agrave.
O que fazer para evitar?
Algumas dicas que os papais ou quem fica com o bebê podem adotar no dia a dia, e ajudam a evitar esses desconfortos ou pelo menos alivia-los um pouco são:
– Higienize sempre as mãos antes e depois de trocar a fralda;
– Mantenha o bumbum do bebê sempre limpinho e seco;
– Troque as fraldas frequentemente;
– Em casos de número 2 (fezes), prefira sempre lavar o bumbum do bebê e secar com uma toalha sem esfregar;
– Ocasionalmente, deixe o bebê andar sem fralda.
Fralda de pano? Como assim?
Isso mesmo! Se você e sua família buscam um viés mais sustentável da maternidade, ou simplesmente querem substituir as fraldas descartáveis por conta das alergias, essa pode ser uma boa solução. As versões mais modernas, com tecidos especiais, mecanismos de ajuste e a possibilidade de serem lavadas na máquina já contribuem bastante para essa mudança! Além de serem mais econômicas, é claro.
As fraldas de pano também possibilitam ao bebê um conforto maior, pois a pele fica em contato apenas com o tecido, sem nenhuma substância absorvente ou sintética. E a variedade de tecidos é grande, observe alguns modelos:
– Algodão (fraldas diurnas): fáceis de lavar e ótimas para o dia a dia;
– Soft (fraldas noturnas): tecido mais sintético e com toque flanelado, o que segura o xixi por mais tempo;
– PUL (poliuretano laminado): usado para as capas, que são colocadas por cima do absorvente que, por si só, tem o formato de uma fralda;
– Dry Fit: deixam o bebê mais sequinho.
Os fechos também variam, e podem ser de velcro ou de botões.
Quais são as vantagens e desvantagens das fraldas de pano?
Vantagens:
– Menos chances de provocar alergias e assaduras;
– São econômicas e sustentáveis;
Desvantagens:
– É necessário lavá-las, o que pode causar um trabalho extra;
– O investimento inicial é alto pela quantidade de fraldas que um bebê recém-nascido pode vir a usar. E é preciso ter pelo menos o dobro para ter fraldas secas e limpas todos os dias.
Quando um bebê está limpinho, sequinho e bem alimentado, ele não quer guerra com ninguém!
Novidade! O iBabysite está com o plano Basic gratuito para você criar a sua lista de presentes online para o chá de bebê. É rápido, fácil e seguro. Os seus convidados vão adorar te presentear sem sair de casa. Acesse o banner abaixo para criar o seu site e ganhar muitos presentes para o seu bebê.