Queridos papais, durante a gestação, a futura mamãe tende a desenvolver dores em lugares nos quais antes jamais imaginaria sentir algum incômodo. Mas isso é normal enquanto os órgãos vão arrumando novos espaços para habitarem. O bebezinho vai a cada dia ganhando mais peso e forma dentro da barriga.
Para aliviar esses incômodos, muitas optam pela Fisioterapia na gravidez. O corpo da mulher durante a fase gestacional merece uma atenção especial, e nesse momento não tratamos somente a boa alimentação e os exames solicitados pelo obstetra. É necessária uma preparação do corpo para o dia do parto, o que abrange também formas de amenizar as dores e desconfortos causados pela mudança.
Quais as vantagens da Fisioterapia na gravidez?
A Fisioterapia na gravidez tende a ajudar a gestante a passar por esse momento de transformação de um jeito mais leve. Uma das principais mudanças que ocorrem tem relação com a postura da grávida. Por isso, alguns dos exercícios têm foco na coluna da mamãe, por conta do peso da barriga. No entanto, isso pode fazer com que as dores normais se intensifiquem com o passar dos meses, seja para andar ou simplesmente ficar sentada no sofá.
Na rotina de exercícios, também tem os respiratórios e alongamentos, feitos exclusivamente para a preparação do corpo para o parto. Só para exemplificar, o trabalho foca em estimular a força dos membros inferiores, lombar e abdômen. E fortalece assim o assoalho pélvico, a saber. Além disso, ele também auxilia e melhora a circulação do sangue pelo corpo, evitando os temidos inchaços nas pernas e pés.
Uma celebridade que optou por colocar em prática essa nova rotina durante a gravidez foi a cantora Ivete Sangalo. Quando estava esperando por suas gêmeas, Marina e Helena, a artista passou a fazer fisioterapia. E também, três vezes por semana, sessões de massagem/drenagem linfática para eliminar a retenção de líquido.
*Atenção: a maioria das gestantes pode fazer exercícios físicos, mas não todas. Consulte seu médico!
Como é a Fisioterapia no pós-parto?
Os benefícios para as grávidas que resolvem sair do sedentarismo são enormes. Só para ilustrar, vão desde o alívio das dores da gestação até uma melhor recuperação após o parto.
Normalmente, o corpo da mulher leva em média seis meses para retornar ao que era anteriormente. Como muitas vezes o foco nesse período não é o corpo, e sim a saúde da mamãe e do bebê. Todavia, isso não é uma regra, já que cada corpo é um. E cada mulher precisa de mais ou menos tempo para isso.
De qualquer forma, a Fisioterapia também auxilia a mulher na prevenção da depressão pós-parto. E ainda aumenta a autoestima da mulher em virtude da confiança em seu novo corpo.
A Fisioterapia, tanto antes quando depois, também ajuda na prevenção e tratamento da Diástase.
O que é Diástase?
A Diástase é o afastamento que acontece na barriga durante a gravidez. Esse afastamento é provocado pelo crescimento da barriga, que cria espaço para o bebê, algo bem natural. Apesar disso, em grande parte das mulheres essa abertura “foge do padrão”. Fica muito grande ou contribui para o rompimento do tecido.
A Diástase pós-parto contribui para a dor nas costas, problemas de coluna, como hérnia de disco ou ciatalgia, hérnia umbilical. Além disso, contribui também para que ocorram os escapes de xixi. Muitas mamães não conhecem a Diástase pós-parto, e cerca de 30% das mulheres sofrem com isso.
Como prevenir a Diástase pós-parto?
A Fisioterapia é uma grande aliada durante todas as fases da gravidez justamente por isso. Com o fortalecimento da região com os exercícios certos e especializados, é muito mais fácil fazer com que o abdômen volte ao que era antes da gestação. E, às vezes, o motivo não é simplesmente excesso de peso.
O controle do ganho de peso e a prática de atividades físicas que fortaleçam os músculos abdominais ajudam a prevenir a diástase.
Se pretende investir nisso, busque profissionais de confiança, que tenham como especialidade a Fisioterapia na gravidez e a Diástase no pós-parto. Assim, os resultados dos exercícios serão completos e satisfatórios.
Novidade! O iBabysite está com o plano Basic gratuito para você criar a sua lista de presentes online para o chá de bebê. É rápido, fácil e seguro. Os seus convidados vão adorar te presentear sem sair de casa. Acesse o banner abaixo para criar o seu site e ganhar muitos presentes para o seu bebê.